Surdez


JORNAL VISUAL



http://www.youtube.com/watch?v=yZHMQzlFwe4&feature=related


Uma das ferramentas para que o surdo se mantenha informado, são os Jornais Visuais da TV Brasil, podendo ser encontrados também no You Tube.
Não deixe de assistir!!






DICIONÁRIOS ONLINE DE LÍNGUA DE SINAIS

http://www.acessobrasil.org.br

A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é o idioma utilizado pela comunidade surda. Através dela o surdo pode ter uma melhor compreensão do mundo e uma maior comunicação.

Hoje, a comunidade surda, está muito mais conhecida que em outras épocas. O avanço tecnológico possibilitou uma maior facilidade não apenas na divulgação, mas o acesso a língua também tem sido viabilizado por meio de programas e dicionários online, acessíveis a todas as pessoas.

As redes sociais, também, tem ajudado muito na divulgação e inclusão delas com os ouvintes. Além de possibilitar o contato deles com surdos de outros países, o que ajuda na ampliação e desenvolvimento da língua, e no conhecimento de sua diversidade, tando regional como internacionalmente, já que cada país possui sua própria Língua de Sinais.

Para facilitar a comunicação entre surdos e ouviste, bem como, para servir como auxílio educacional, o site: http://www.acessobrasil.org.br tem disponibilizado um dicionário: online, gratuito e prático. Nele é possível encontrar a classe gramatical, a origem do sinal (nacional ou internacional), seu significado, além de tê-lo aplicado em uma frase na própria língua. Além de ser muito conhecido, pela grande parte dos usuários da Libras.


http://www.aslpro.com/cgi-bin/aslpro/aslpro.cgi


Aos que gostam de conhecer outras línguas, aqui temos um dicionário da Língua Americana de Sinais (ASL - American Sign Languagem). Confiram clicando no link abaixo da imagem, e percebam como a Língua de Sinais é tão rica em variações, quanto as línguas orais.





Protótipos de Tecnologia assistiva



                   
                                    http://www.proac.uff.br/cafenoescuro/prot%C3%B3tipos-de-tecnologia-assistiva


                                         



Sensor de presença para surdos
Colocado em um quarto, ele acende quando algo se movimenta no outro quarto.
Pode servir, colocado no fogão, para avisar que uma criança está chegando perto
do fogão quente, ou que está abrindo a porta para sair na rua.

Confira outros protótipos no link abaixo da imagem e veja como as Tecnologias assistivas, podem favorecer no processo de inclusão social.